quinta-feira, 15 de março de 2012

O Juízo Final ~ Mateus 25:31-46



Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso.

Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?
Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar? Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes. 
Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: - Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos. 
Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes.
Também estes lhe perguntarão: - Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos?
ele responderá: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.

E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna.

*-*-*-*-*-*

Lá no Evangelho de Marcos 12:28-34, quando Jesus é questionado de qual o mandamento é mais importante dá lei de Deus, sem hesitar ele responde: "  O primeiro de todos os mandamentos é: - Ouve Israel, o Senhor, nosso Deus, é  único senhor; amarás ao Senhor, teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espirito e de todas as tuas forças. "
Porém Jesus não se contenta em dizer o mais importante e fala também sobre o segundo mais importante mandamento da lei de Deus, Jesus disse:"Eis aqui o segundo - Amarás a teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que este não existe."
E é justamente estes mandamentos que estão relacionados com  evangelho de Mateus pois aqueles que estão a esquerda serão justamente aqueles que não cumpriram as leis de Deus, serão aqueles que não olharão o próximo, ou ajudaram o próximo, e muito menos amaram o próximo, pois sempre buscaram o seu bem estar esquecendo-se daqueles que necessitavam. Pois quem dá de comer aos pobres empresta a Deus. Hoje em dia é um desafio constante ajudarmos os outros, chorarmos pelos outros porque a sociedade nos olha como loucos, como se dissesse: "- Por que chora por alguém que não é nada teu, que não vai acrescentar em nada na tua vida". A gente chora a gente se entristesse e queremos ajudar porque vemos o outro, enxergamos ele, somos iguais, não há nada que me diferencie daquele que se encontra jogado na sarjeta, aquele que foi abandonado e excluído disso que nós chamamos de sociedade, é difícil talvez ajudar, por "N" motivos, mais no meio de uma sociedade tão capitalista aquele pouco que fazemos a cada dia pelo próximo já é muito frente a todos aqueles que não fazem nada. Porque o comodismo, a falta de respeito, a falta de amor ao próximo  é muito apropriado pra aqueles que não querem gastar suas lagrimas e seu tempo em detrimento de outros, é realmente apropriado pra aqueles que não se importam com  sofrimento alheio e que também agora não se importam em ficar na fila da esquerda. É uma questão de escolha, por isso se antes fazíamos tudo de forma equivocada, vamos fazer do jeito certo, queremos ser ovelhas ou não? Vamos amar a Deus verdadeiramente e ao próximo como a nós mesmos.

2 comentários: